“AUXILIAR QUEM NECESSITA E APOIAR QUEM SERVE A COMUNIDADE, É A DIVISA QUE MAIS NOS ANIMA”
Há pouco mais de um mês, neste mesmo espaço, abordamos um tema muito importante para o futuro das pequenas Cooperativas de distribuição de energia, nas quais se integram A CELER e A LORD.
Mostramos a nossa preocupação com a possibilidade de haver prejuízos para as duas entidades e, porque gostamos de ajudar a resolver os problemas, criamos condições para que as Cooperativas fossem recebidas pelo Governo, para se conseguir uma solução ajustada aos interesses em presença, nomeadamente os do Estado e os das pequenas Cooperativas.
Em Portugal, para além da EDP, há mais 10 pequenos distribuidores de energia e desses, pelo menos três, têm já garantido, não só a continuidade da sua actividade, mas também, a possibilidade de a alargar.
A Manuel Moreira, presidente de A CELER, que representava os pequenos distribuidores neste processo, foram abertos os “corredores” de que necessitava para que os problemas que estavam a viver pudessem ser resolvidos.
Congratulamo-nos com as soluções encontradas, que dissiparam as nuvens que assombravam o futuro das pequenas Cooperativas de distribuição de energia e permitiram, inclusive, que elas possam vir a ampliar a sua acção.
Às duas Cooperativas foram já atribuídas as respectivas licenças de comercialização de electricidade e, com elas, a certeza de que a sua actividade se mantém.
Recorde-se, ainda, que os cidadãos e as empresas das freguesias de Rebordosa e de Lordelo ficam, igualmente, com um serviço que vai muito para além da mera prestação de serviços.
A CELER e A LORD, convém dizê-lo, não desenvolvem a sua actividade com intuitos meramente economicistas.
Estas entidades assumem, de forma transparente, a defesa dos consumidores, especialmente os mais vulneráveis e promovem a valorização das populações que servem. Contribuem, não só como Mecenas da autarquia, das instituições da economia social e outro tipo de associações, mas também com a oferta de equipamentos de que as populações necessitam, mas que só elas os edificaram.
Auditórios e Bibliotecas, são alguns dos equipamentos que as Cooperativas A CELER e A LORD colocaram ao serviço das populações de Rebordosa e Lordelo, substituindo-se aos poderes instituídos, nomeadamente a Câmara Municipal, sendo, por isso, credores do nosso respeito e consideração.
Auxiliar quem necessita e apoiar quem serve a comunidade, é a divisa que mais nos anima.
Sabemos bem quais são as obrigações de quem se dedica à causa pública. Sempre assumimos esse papel e acreditamos que não faltará quem possa confirmá-lo, mas também não desconhecemos que há muita gente que, por razões incompreensíveis, procura esconder essa verdade.
Não sabemos bem se querem exibir méritos que não têm, ou escamotear essa verdade, apenas para agradar a um qualquer cacique local.
Sem comentários:
Enviar um comentário